Saúde Integral

03/10/2018 09h30

Compre a Granel

Além de ser uma opção inteligente, é um bom negócio

Por Nosso Bem Estar

Pxhere
Dc a granel

Você tem o costume de fazer compras de produtos a granel? Sabe quais as vantagens dessa escolha? Acompanhe.

A compra a granel aumentou nos últimos anos. Um dos principais motivos para isso é a preocupação de uma grande parcela da população em manter uma dieta mais saudável, rica em produtos naturais e grãos.  Acompanhando esse movimento, a oferta de estabelecimentos nesse estilo também cresceu e, hoje em dia, é possível encontrar diversos lugares que vendem produtos a granel.

Você tem o costume de fazer compras de produtos a granel? Sabe quais as vantagens dessa escolha? Acompanhe. 

Benefícios de compras a granel

Algumas pessoas podem ter certa resistência em comprar alimentos por peso, principalmente, pela correria do dia a dia. Entretanto, dar uma passada em uma loja de produtos naturais é extremamente benéfico para o bolso, para a saúde e para o meio ambiente por diversos motivos. Dentre eles:

  • Bom custo-benefício - A compra de produtos a granel pode apresentar um custo-benefício melhor comparado aos preços de supermercados. Além disso, você tem a chance de levar apenas a quantidade que precisa, o que também contribui para reduzir os custos.
  • Alimentação Variada - Algumas pessoas imaginam que a compra a granel está limitada a produtos naturais, ou para quem deseja fazer dieta. No entanto, a oferta de itens é grande, sendo possível encontrar macarrão, açúcar, farinha e sal de diferentes tipos, além de cereais, condimentos, ervas para chás, entre outros.

Essa é uma grande vantagem desse tipo de compra, já que você pode conhecer e incrementar sua alimentação e da sua família com produtos diversificados e que fazem bem para a saúde. A aveia, por exemplo, ajuda a reduzir o colesterol; a chia é útil para combater a gordura abdominal; já a quinoa tem um alto valor nutricional e é rica em ferro.

Veja alguns itens que podem ser encontrados a granel:  

• Nozes, castanhas e amendoins;   

• Granola;   

• Frutas desidratadas; 

• Cacau em pó;

• Trigo ou soja em grãos. 

 

Redução de lixo

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens de produtos. Grande parte é descartada de forma comum, pois, embora a iniciativa de coleta seletiva tenha aumentado em diversos municípios, muitas pessoas ainda não separam o lixo corretamente.

Comprar a granel também ajuda nesse sentido: o fato dos produtos serem colocados em saquinhos evita o excesso de embalagens.

Como armazenar os produtos

Para aproveitar as vantagens da compra a granel, é importante armazenar os ingredientes corretamente e ficar de olho na validade - como eles não têm conservantes (outra grande vantagem) o prazo costuma ser menor.

Para evitar que os ingredientes fiquem murchos ou atraiam pequenos insetos, é fundamental guardá-los em recipientes totalmente fechados, em um local longe do calor e da umidade e ao abrigo da luz.             

Por fim, verifique se os processos de higiene do estabelecimento são adequados, analise a limpeza da loja, a forma de armazenamento, a qualidade dos produtos e como eles são manipulados.

Dessa forma, comprar a granel é, sim, um bom negócio. Além de variar sua alimentação e incluir produtos naturais e mais saudáveis, você ainda consegue economizar e reduzir a quantidade de lixos (ao evitar caixas e outras embalagens).

Você já compra alimentos a granel? Acha positivo esse hábito?

X