Família

23/02/2016 08h56

Testes de gravidez caseiros são confiáveis?

Eles não têm comprovação científica e por isso não podem trazer uma confirmação definitiva

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Teste de gravidez com vinagre 1

O furor de uma possível gravidez pode levar as possíveis mamães a realizar testes caseiros e tirar conclusões precipitadas sobre uma suposta maternidade.

Muitas mulheres planejam e aguardam ansiosamente pela visita da cegonha, enquanto outras são pegas totalmente de surpresa quando um bebê está a caminho. Independente de haver ou não um planejamento, a possibilidade da mulher estar grávida sempre gera grande expectativa. Um pequeno enjoo, náuseas, dor de cabeça recorrente e, claro, o atraso da menstruação são mais do que suficientes para mexer com o imaginário feminino. O furor de uma possível gravidez pode levar as possíveis mamães a realizar testes caseiros e tirar conclusões precipitadas sobre uma suposta maternidade.

Você já ouviu falar em testes de gravidez feitos em casa? Se sua resposta foi negativa, esse texto foi feito para você.

1. Teste marroquino

Para realização desse teste, a mulher usa um recipiente com tampa e uma agulha. A mulher urina dentro do recipiente e logo em seguida coloca a agulha, tampa o recipiente e aguarda oito horas. Passado esse tempo, se a agulha mudar de cor, significa que o teste é positivo, caso a cor da agulha não mude o teste é negativo.

2. Teste de fervura da urina

Nesse teste a mulher precisa de um recipiente de alumínio e um fogão. Coloca a urina no recipiente de alumínio, leva ao fogo e observa o tipo de fervura que ocorre. Caso a urina ferva como água, ou seja, apenas borbulhe, então o resultado é negativo, se a urina levantar fervura como o leite, então a mulher está grávida.

3. Teste do cloro

Esse teste requer que a mulher urine dentro de um recipiente, e logo em seguida adicione um pouco de cloro sobre a urina. Caso haja mudança de cor ou então a urina borbulhe após contato com o cloro, o resultado é positivo.

4. Teste do cotonete

Para realizar esse teste é necessário apenas um cotonete. A mulher introduz o cotonete em sua vagina até que o colo do útero seja alcançado, raspa de forma leve e tranquila e depois remove o cotonete. Se o cotonete sair limpo, significa que a mulher está grávida, caso haja algum resíduo, então o resultado é considerado negativo.

5. Teste do óleo pinho

Esse teste é muito semelhante ao teste do cloro. A mulher urina em um recipiente e logo em seguida adiciona óleo pinho sobre a urina. Se a mistura mudar de cor, então o resultado é positivo, caso contrário, significa que a mulher não está grávida.

6. Teste da pasta de dente

Nesse teste é necessário utilizar uma pasta de dente que seja totalmente branca, não é recomendado o uso das pastas coloridas. A mulher urina em um recipiente e adiciona pasta de dente na urina, se ocorrer formação de espuma ou então a mistura adquirir uma cor azulada, significa que a mulher está grávida.

O que os especialistas dizem sobre os testes caseiros?

Ginecologistas concordam em afirmar que esses testes caseiros não têm nenhum valor científico e não devem ser levados em consideração. Para que haja comprovação científica de gravidez é necessário que se realize testes de gravidez laboratoriais.

Os testes de gravidez laboratoriais são os testes realizados no sangue e na urina. No caso do teste sanguíneo, o HCG – hormônio presente somente na gravidez pode ser detectado em um curto período de tempo após a mulher ter sido fecundada. Já o teste de urina é mais aconselhável quando há atraso menstrual, pois, o HCG demora um pouco para aparecer na urina e realizá-lo de forma precipitada pode levar a um resultado falso negativo.

Os testes caseiros podem ser vistos de forma folclórica, mais como uma forma de brincadeira entre mulheres e casais que acreditam estar grávidos; mas jamais devem ser levados a sério. Se você quer realmente tirar a dúvida sobre uma possível gravidez, recorra a exames laboratoriais. Eles são seguros e confiáveis.

Você já conhecia esses testes caseiros? Tem alguma amiga que já realizou algum? Qual foi o resultado? Nos conte essa história através dos comentários, ficaremos muito felizes em saber o que você tem a nos dizer.

X